Para ampliar mais nosso horizonte do saber resolvemos publicar este post sobre o dia do índio, não pra dizer eles eram bons e os europeus maus, que eles foram (ou são?) excluídos da sociedade, ou ainda que foram decimados em favor DOS poucos, procuramos nesse espaço poder implementar uma informação pertinente a ser utilizada na sala de aula como também na ula da vida, norteados por uma simples indagação, Porque 19 de abril Dia do Índio?
Em 1940, o 1º Congresso Indigenista Interamericano, reunido em Patzcuaro, México, aprovou uma recomendação proposta por delegados indígenas do Panamá, Chile, Estados Unidos e México.
Entre as várias recomendações tratadas no documento estava incluso a adoção do dia 19 de abril para comemorar o Dia do Índio, data em que os delegados indígenas se reuniram pela primeira vez em assembléia no Congresso Indigenista. Todos os países da América foram convidados a participar dessa celebração.
O Presidente da República, usando da atribuição que lhe confere o art. 180 da Constituição, e tendo em vista que o Primeiro Congresso Indigenista Interamericano, reunido no México, em 1940, propôs aos países da América a adoção da data de 19 de abril para o "Dia do Índio", decreta:
Art. 1º - considerado - "Dia do Índio" - a data de 19 de abril.
Art. 2º- Revogam-se as disposições em contrário.
Sendo assim a partir de 1944 o Brasil passa a comemorar essa data tão rica a nossa cultura. Mas o 19 de abril não serve apenas para falar do índio do passado, pelo contrário, devemos estimular as novas gerações a não esquecerem que ainda existem índios e que a realidade que vivem é de suma importância ser trabalhada na sala de aula. Cidadania essa é a chave para obtermos uma educação de qualidade.
Fonte de informações: http://www.museudoindio.org.br/template_01/default.asp?ID_S=33&ID_M=132
Nenhum comentário:
Postar um comentário