Esta semana tivemos mais um dia festivo em nosso calendário, o dia do Índio. Guerreiro bravo e destemido, o índio passa a ser figura de prestígio por demonstrar a luta por um reconhecimento que lhes foi tirado a preço da colonização europeia no inicio do século XVI. Após um longo período de escravidão pelas mãos dos europeus e de continua represaria dos brasileiros os indígenas passaram a se organizar e cobrar direitos e liberdades que lhe foram negadas até então. Para contribuir com o conhecimento das novas gerações, no que compete a Escola, a semana em comemoração ao índio foi lembrada e comemorada em favor desses "guerreiros sem armaduras".
Podemos postar aqui algumas atividades que fizeram parte dessa comemoração, como o desenho de índio na palma da mão:
Essa foi uma atividade desenvolvida na sala de 2° ano "A", simples e pratica para a faixa etária de 6 a 7 anos: Com uma folha de papel oficio contorna-se a mão da criança; então usamos a criatividade para desenhar o rosto do índio no espaço da palma da mão; e desenha-se as penas do cocá com o contorno dos dedos, ficando uma carinha de índio.
Outra atividade foi a dobradura de papel do dia do índio, muito simples de fazer com a classe também:
O professor deve previamente selecionar gravuras de índios diferenciados, pelo menos dois para cada criança, em sala a professora deve orientaras crianças a fazerem aquele barquinho de papel que toda criança aprende, então colamos as gravuras de índios dentro do barquinho.
Atividade Desenvolvida na turma do 4° ano
Com cada índio em seu barco, como vemos na figura acima, para finalizar vamos colar a atividade no caderno de desenho, neste ponto podemos adiantar e cortar um pedaço de papel de seda azul e colar no caderno para simbolizar o rio onde os índios estão navegando, por fim cole o barquinho com os índios sobre o papel de seda azul. Bom Trabalho!!!
Nenhum comentário:
Postar um comentário