quinta-feira, 26 de abril de 2012

Aluno Nota 10

Esta semana foi intensa na Escola dos Meninos de Jesus, logo depois da comemoração do dia índio as professoras do 2º ano "a" (Conceição) 4° (Josielma) e 5º ano (Dolôres) se reuniram para premiar os alunos que obtiveram as melhores notas do primeiro bimestre, os Alunos Nota 10. Cada Professora calculou o desempenho quantitativo de cada aluno das series citadas acima para premiar com uma medalha de Honra ao Mérito, graças ao desempenho prestado por eles nas avaliações do 1° Bimestre do ano letivo. Abaixo você visualiza o pódio dos alunos nota 10:

Alana Graziela 2º ano A, Vitor Rodrigues 5° ano, Yasmim Karolainny 4° ano.

Confira as outras fotos clicando aqui.

Dia Do Índio

Esta semana tivemos mais um dia festivo em nosso calendário, o dia do Índio. Guerreiro bravo e destemido, o índio passa a ser figura de prestígio por demonstrar a luta por um reconhecimento que lhes foi tirado a preço da colonização europeia no inicio do século XVI. Após um longo período de escravidão pelas mãos dos europeus e de continua represaria dos brasileiros os indígenas passaram a se organizar e cobrar direitos e liberdades que lhe foram negadas até então. Para contribuir com o conhecimento das novas gerações, no que compete a Escola, a semana em comemoração ao índio foi lembrada e comemorada em favor desses "guerreiros sem armaduras".

Podemos postar aqui algumas atividades que fizeram parte dessa comemoração, como o desenho de índio na palma da mão:
Atividade Desenvolvida na Turma do 2° ano "b"

Essa foi uma atividade desenvolvida na sala de 2° ano "A", simples e pratica para a faixa etária de 6 a 7 anos: Com uma folha de papel oficio contorna-se a mão da criança; então usamos a criatividade para desenhar o rosto do índio no espaço da palma da mão; e desenha-se as penas do cocá com o contorno dos dedos, ficando uma carinha de índio.

Outra atividade foi a dobradura de papel do dia do índio, muito simples de fazer com a classe também:
O professor deve previamente selecionar gravuras de índios diferenciados, pelo menos dois para cada criança, em sala a professora deve orientaras crianças a fazerem aquele barquinho de papel que toda criança aprende, então colamos as gravuras de índios dentro do barquinho.
Atividade Desenvolvida na turma do 4° ano

Com cada índio em seu barco, como vemos na figura acima, para finalizar vamos colar a atividade no caderno de desenho, neste ponto podemos adiantar e cortar um pedaço de papel de seda azul e colar no caderno para simbolizar o rio onde os índios estão navegando, por fim cole o barquinho com os índios sobre o papel de seda azul. Bom Trabalho!!!

terça-feira, 24 de abril de 2012

Por que 19 de abril é o Dia do Índio?


Para ampliar mais nosso horizonte do saber resolvemos publicar este post sobre o dia do índio, não pra dizer eles eram bons e os europeus maus, que eles foram (ou são?) excluídos da sociedade, ou ainda que foram decimados em favor DOS poucos, procuramos nesse espaço poder implementar uma informação pertinente a ser utilizada na sala de aula como também na ula da vida, norteados por uma simples indagação, Porque 19 de abril Dia do Índio?

Em 1940, o 1º Congresso Indigenista Interamericano, reunido em Patzcuaro, México, aprovou uma recomendação proposta por delegados indígenas do Panamá, Chile, Estados Unidos e México.

Entre as várias recomendações tratadas no documento estava incluso a adoção do dia 19 de abril para comemorar o Dia do Índio, data em que os delegados indígenas se reuniram pela primeira vez em assembléia no Congresso Indigenista. Todos os países da América foram convidados a participar dessa celebração. 






O Presidente da República, usando da atribuição que lhe confere o art. 180 da Constituição, e tendo em vista que o Primeiro Congresso Indigenista Interamericano, reunido no México, em 1940, propôs aos países da América a adoção da data de 19 de abril para o "Dia do Índio", decreta:
Art. 1º - considerado - "Dia do Índio" - a data de 19 de abril.
Art. 2º- Revogam-se as disposições em contrário.

Sendo assim a partir de 1944 o Brasil passa a comemorar essa data tão rica a nossa cultura. Mas o 19 de abril não serve apenas para falar do índio do passado, pelo contrário, devemos estimular as novas gerações a não esquecerem que ainda existem índios e que a realidade que vivem é de suma importância ser trabalhada na sala de aula. Cidadania essa é a chave para obtermos uma educação de qualidade. 

Semana da Boa Alimentação

Que se alimentar bem e praticar exercícios físicos é saudável todos nós sabemos, para isso a Escola deve lembrar aos alunos dessa importante decisão, já que, quando se fala de crianças, balas, chocolates, refrigerantes e salgados é prato feito, então devemos reforçar os hábitos alimentares mais saudáveis  e estimular a classe a praticar esses hábitos a partir da importância para a saúde de cada um.
Com isso a Escola lançou a Semana da Boa Alimentação logo após a Semana do Bom Uso da Água, sendo assim, as atividades das turmas tiveram um direcionamento especial neste período foram desenvolvidas para trabalhar os hábitos alimentares que conservam a boa saúde do homem, podemos conferir algumas das atividades aqui:

Essa atividade foi desenvolvida com a turma do 4º ano: Após uma explanação da Professora sobre a importância da boa alimentação e um leve trabalho com textos discutindo o assunto as crianças fizeram uma atividade individual tendo que recortar gravuras de livros ou revistas, que representassem um sistema de alimentação saudável, e também deveriam realizar o mesmo processo de recorte com alimentos menos saudáveis.
As figuras eram expostas para a turma e coladas em CDs, cada aluno trabalhou em dois CDs, um com a representação de alimentos saudáveis e o outro com a representação de alimentos não saudáveis. A professora então organizou dois cartazes identificados para cada grupo de CD, deixando exposto na sala de aula. Você pode conferir as imagens com mais detalhes acessando nossa guia imagens no topo da página ou simplesmente clicando aqui.