sexta-feira, 7 de setembro de 2012

07 de Setembro


Denomina-se Independência do Brasil o processo que culminou com a emancipação política do território brasileiro doReino Unido de Portugal, Brasil e Algarves (1815-1822), no início do século XIX, e a instituição do Império do Brasil (1822-1889), no mesmo ano. Oficialmente, a data comemorada é a de 7 de setembro de 1822, em que ocorreu o chamado "Grito do Ipiranga".

 De acordo com a historiografia clássica do país, nesta data, às margens do riacho Ipiranga (atual cidade de São Paulo), o Príncipe Regente do Brasil, então D. Pedro de Alcântara de Bragança (futuro imperador Dom Pedro I do Brasil), terá bradado perante a sua comitiva: "Independência ou Morte!". Determinados aspectos dessa versão, no entanto, são contestados por alguns historiadores em nossos dias.


 
Independência do Brasil: óleo sobre tela por François-René Moreaux (Museu Imperial de Petrópolis). Foi executado em 1844, a pedido do Senado Imperial.
No final de agosto de 1822, D. Pedro deslocou-se à província de São Paulo para acalmar a situação depois de uma rebelião contra José Bonifácio. Apesar de ter servido de instrumento dos interesses da aristocracia rural, à qual convinha a solução monárquica para a independência, não se deve desprezar os seus próprios interesses. O Príncipe tinha formação absolutista e por isso se opusera à Revolução do Porto, de caráter liberal. Da mesma forma, a política recolonizadora das Cortes desagradou à opinião pública brasileira. E foi nisso que se baseou a aliança entre D. Pedro e o "partido brasileiro". Assim, embora a independência do Brasil possa ser vista, objetivamente, como obra da aristocracia rural, é preciso considerar que teve início como compromisso entre o conservadorismo da aristocracia rural e o absolutismo do Príncipe.

Monumento à independência, no Parque da Independência, em São Paulo, o local onde foi proclamada a independência do Brasil.
Em 7 de setembro, ao voltar de Santos, parado às margens do riacho Ipiranga, D. Pedro recebeu uma carta com ordens de seu pai para que voltasse para Portugal, se submetendo ao rei e às Cortes. Vieram juntas outras duas cartas, uma de José Bonifácio, que aconselhava D. Pedro a romper com Portugal, e a outra da esposa,Maria Leopoldina de Áustria, apoiando a decisão do ministro e advertindo: "O pomo está maduro, colhe-o já, senão apodrece".
Impelido pelas circunstâncias, D. Pedro pronunciou a famosa frase "Independência ou Morte!", rompendo os laços de união política com Portugal.
Culminando o longo processo da emancipação, a 12 de outubro de 1822, o Príncipe foi aclamado Imperador com o título de D. Pedro I, sendo coroado em 1 de dezembro na capital.

quinta-feira, 23 de agosto de 2012

Dia Do Soldado


O dia do soldado é comemorado no dia 25 de Agosto. A data, que tem por objetivo homenagear o trabalho dos membros do Exército Brasileiro, foi instituída em homenagem a Luís Alves de Lima e Silva, patrono do Exército brasileiro, nascido em 25 de agosto de 1803. Com pouco mais de 20 anos já era capitão. Luís Alves de Lima e Silva - Duque de Caxias -lutou e defendeu o Brasil em confrontos externos e internos. 

Soldado é uma graduação do fundo da hierarquia militar. O termo soldado deriva do latim solidarius – alguém que é pago para servir.
No Brasil, o serviço militar é obrigatório por lei desde 1908. Ao completar 18 anos, todo rapaz deve se cadastrar em alguma das forças armadas (Marinha, Exército ou Aeronáutica). Na estrutura do governo brasileiro, estas estão integradas ao Ministério da Defesa e tem por objetivo a defesa dos direitos constitucionais. 
A carreira de soldado proporciona ao jovem o aprendizado de valores como disciplina, organização, amor à pátria, solidariedade e perseverança, entre vários outros que orientam suas atividades dentro e fora do quartel.
O soldado exerce atividade em tempos de guerra e na manutenção da paz, dentro e fora do país. Presta auxílio à população em situações de calamidade.
Ao longo do século XX, o Dia do Soldado foi perdendo a sua popularidade e não mais é um dia público de festividade, nem mesmo são mais organizadas paradas militares em sua honra. Hoje as forças armadas brasileiras são homenageadas no dia 7 de Setembro, quando é comemorada a independência do Brasil de Portugal, ou no dia 15 de novembro, data em que se comemora a Proclamação da República.

Por Patrícia Lopes
Equipe Brasil Escola


Segue abaixo algumas sugestões de atividades relacionadas a data comemorativa do dia do soldado. CLIQUE NA IMAGEM PARA AMPLIAR









quarta-feira, 22 de agosto de 2012

22 de Agosto Dia do Folclore


Criação da data
O Congresso Nacional Brasileiro, oficializou em 1965 que todo dia 22 de agosto seria destinado à  comemoração do folclore brasileiro. Foi criado assim o Dia do Folclore Nacional. Foi uma forma de valorizar as histórias e personagens do folclore brasileiro. Desta forma, a cultura popular ganhou mais importância no mundo cultural brasileiro e mais uma forma de ser preservada. O dia 22 de agosto é importante também, pois possibilita a passagem da cultura folclórica nacional de geração para geração.

Comemoração
O Dia 22 de agosto é marcado por várias comemorações em todo território nacional. Nas escolas e centrou culturais são realizadas atividades diversas cujo objetivo principal é passar a diante a riqueza cultural de nosso folclore. Os jovens fazem pesquisas, trabalhos e apresentações, destacando os contos folclóricos e seus principais personagens. É o momento de contarmos e ouvirmos as histórias do Saci-Pererê, Mula-sem-cabeça, Curupira, Boto, Boitatá, etc.
Nesta data, também são valorizadas e praticadas as danças, brincadeiras e festas folclóricas.

Fonte: http://www.suapesquisa.com/folclorebrasileiro/dia_folclore.htm

Conheça um pouco mais do nosso folclore lendo em versão digital o trabalho do autor Carlos Rodrigues Brandão intitulado de "O que é Folclore" clicando aqui.

sexta-feira, 8 de junho de 2012

5 de Junho dia do Meio Ambiente

A preocupação com o meio ambiente está sendo cada vez mais discutida nos mais variados círculos de conversas, problemas como aquecimento global desenfreado, assim como também o efeito estufa, poluição das águas, emissão de gazes e poluentes na atmosfera da terra, são estes e outros conteúdos que alimentam cada vez mais para o agravamento do equilíbrio ambiental que se busca atualmente em nosso planeta.
Os discursos divulgados a respeito da problemática que vive o meio ambiente nos mais diversos tipos de meios de comunicação difundem uma realidade de magnitude irreversível. Mas a questão é, como tratar do problema que atinge o meio ambiente? O que podemos fazer diante desse discurso onde as ações já são irreversíveis?
A solução pode ser resumida em uma pequena palavra porém com um gesto milagroso, CONSCIENTIZAÇÃO. O quadro que agrava a vida em nosso planeta, fauna e flora, provem da falta de conscientização das ações do homem sobre a natureza.
A semana do meio ambiente é proposta não para dizer que a natureza é verde - porque ela não está sendo mais - as águas azuis cristalinas - dando espaço ao ouro negro - o céu azul e brilhante - cobertos por nuvens de CO². O trabalho desempenhado pelos educadores é o mais árduo possível, o de conscientizar, deixar esse discurso de que tudo é lindo e belo e desvendar a realidade projetando nas novas gerações simples ações como jogar lixo no lixo, passar a consumir alimentos mais naturais do que industrializados, cultivando hortas em suas casas.
O hoje é simplesmente o reflexo do ontem, não esqueçam a gente só colhe aquilo que plantamos, então vamos plantar coisas boas para colher coisas boas.

terça-feira, 22 de maio de 2012

A vocês Mães um grupo celeto e Especial

"Obrigado é muito pouco, presente não é tudo, mas o reconhecimento, isso sim é pra valer".
Celebrando um dia tão importante como este, a homenagem que nós filhos e filhas podemos depositar em nossas mães é o simples reconhecimento de tanto valor ofertado a nós, desde quando éramos bebês ainda em seu ventre, até os dias atuais - e quem sabe poder dizer também dias futuros - ser mãe é enfrentar uma missão quase impossível que apenas as mais fortes das guerreiras conseguem enfrentar, é uma luta eterna pois elas não nos abandonam, mas a vitória de cada batalha travada é identificada pelo apresso que temos por elas, Usando das palavras do Rei Roberto Carlos "Mas não há nada pra lhe falar por isso neste dia tão especial a equipe da escola dos Meninos de Jesus deseja-te uma vida plena de realizações. Parabéns Mãe pelo seu dia. Acompanhem as fotos da celebração do dia das mães da Escola clicando aqui.

quinta-feira, 26 de abril de 2012

Aluno Nota 10

Esta semana foi intensa na Escola dos Meninos de Jesus, logo depois da comemoração do dia índio as professoras do 2º ano "a" (Conceição) 4° (Josielma) e 5º ano (Dolôres) se reuniram para premiar os alunos que obtiveram as melhores notas do primeiro bimestre, os Alunos Nota 10. Cada Professora calculou o desempenho quantitativo de cada aluno das series citadas acima para premiar com uma medalha de Honra ao Mérito, graças ao desempenho prestado por eles nas avaliações do 1° Bimestre do ano letivo. Abaixo você visualiza o pódio dos alunos nota 10:

Alana Graziela 2º ano A, Vitor Rodrigues 5° ano, Yasmim Karolainny 4° ano.

Confira as outras fotos clicando aqui.

Dia Do Índio

Esta semana tivemos mais um dia festivo em nosso calendário, o dia do Índio. Guerreiro bravo e destemido, o índio passa a ser figura de prestígio por demonstrar a luta por um reconhecimento que lhes foi tirado a preço da colonização europeia no inicio do século XVI. Após um longo período de escravidão pelas mãos dos europeus e de continua represaria dos brasileiros os indígenas passaram a se organizar e cobrar direitos e liberdades que lhe foram negadas até então. Para contribuir com o conhecimento das novas gerações, no que compete a Escola, a semana em comemoração ao índio foi lembrada e comemorada em favor desses "guerreiros sem armaduras".

Podemos postar aqui algumas atividades que fizeram parte dessa comemoração, como o desenho de índio na palma da mão:
Atividade Desenvolvida na Turma do 2° ano "b"

Essa foi uma atividade desenvolvida na sala de 2° ano "A", simples e pratica para a faixa etária de 6 a 7 anos: Com uma folha de papel oficio contorna-se a mão da criança; então usamos a criatividade para desenhar o rosto do índio no espaço da palma da mão; e desenha-se as penas do cocá com o contorno dos dedos, ficando uma carinha de índio.

Outra atividade foi a dobradura de papel do dia do índio, muito simples de fazer com a classe também:
O professor deve previamente selecionar gravuras de índios diferenciados, pelo menos dois para cada criança, em sala a professora deve orientaras crianças a fazerem aquele barquinho de papel que toda criança aprende, então colamos as gravuras de índios dentro do barquinho.
Atividade Desenvolvida na turma do 4° ano

Com cada índio em seu barco, como vemos na figura acima, para finalizar vamos colar a atividade no caderno de desenho, neste ponto podemos adiantar e cortar um pedaço de papel de seda azul e colar no caderno para simbolizar o rio onde os índios estão navegando, por fim cole o barquinho com os índios sobre o papel de seda azul. Bom Trabalho!!!

terça-feira, 24 de abril de 2012

Por que 19 de abril é o Dia do Índio?


Para ampliar mais nosso horizonte do saber resolvemos publicar este post sobre o dia do índio, não pra dizer eles eram bons e os europeus maus, que eles foram (ou são?) excluídos da sociedade, ou ainda que foram decimados em favor DOS poucos, procuramos nesse espaço poder implementar uma informação pertinente a ser utilizada na sala de aula como também na ula da vida, norteados por uma simples indagação, Porque 19 de abril Dia do Índio?

Em 1940, o 1º Congresso Indigenista Interamericano, reunido em Patzcuaro, México, aprovou uma recomendação proposta por delegados indígenas do Panamá, Chile, Estados Unidos e México.

Entre as várias recomendações tratadas no documento estava incluso a adoção do dia 19 de abril para comemorar o Dia do Índio, data em que os delegados indígenas se reuniram pela primeira vez em assembléia no Congresso Indigenista. Todos os países da América foram convidados a participar dessa celebração. 






O Presidente da República, usando da atribuição que lhe confere o art. 180 da Constituição, e tendo em vista que o Primeiro Congresso Indigenista Interamericano, reunido no México, em 1940, propôs aos países da América a adoção da data de 19 de abril para o "Dia do Índio", decreta:
Art. 1º - considerado - "Dia do Índio" - a data de 19 de abril.
Art. 2º- Revogam-se as disposições em contrário.

Sendo assim a partir de 1944 o Brasil passa a comemorar essa data tão rica a nossa cultura. Mas o 19 de abril não serve apenas para falar do índio do passado, pelo contrário, devemos estimular as novas gerações a não esquecerem que ainda existem índios e que a realidade que vivem é de suma importância ser trabalhada na sala de aula. Cidadania essa é a chave para obtermos uma educação de qualidade. 

Semana da Boa Alimentação

Que se alimentar bem e praticar exercícios físicos é saudável todos nós sabemos, para isso a Escola deve lembrar aos alunos dessa importante decisão, já que, quando se fala de crianças, balas, chocolates, refrigerantes e salgados é prato feito, então devemos reforçar os hábitos alimentares mais saudáveis  e estimular a classe a praticar esses hábitos a partir da importância para a saúde de cada um.
Com isso a Escola lançou a Semana da Boa Alimentação logo após a Semana do Bom Uso da Água, sendo assim, as atividades das turmas tiveram um direcionamento especial neste período foram desenvolvidas para trabalhar os hábitos alimentares que conservam a boa saúde do homem, podemos conferir algumas das atividades aqui:

Essa atividade foi desenvolvida com a turma do 4º ano: Após uma explanação da Professora sobre a importância da boa alimentação e um leve trabalho com textos discutindo o assunto as crianças fizeram uma atividade individual tendo que recortar gravuras de livros ou revistas, que representassem um sistema de alimentação saudável, e também deveriam realizar o mesmo processo de recorte com alimentos menos saudáveis.
As figuras eram expostas para a turma e coladas em CDs, cada aluno trabalhou em dois CDs, um com a representação de alimentos saudáveis e o outro com a representação de alimentos não saudáveis. A professora então organizou dois cartazes identificados para cada grupo de CD, deixando exposto na sala de aula. Você pode conferir as imagens com mais detalhes acessando nossa guia imagens no topo da página ou simplesmente clicando aqui.

quinta-feira, 22 de março de 2012

22 de Março Dia Mundial da Água



História do Dia Mundial da Água

O Dia Mundial da Água foi criado pela ONU (Organização das Nações Unidas) no dia 22 de março de 1992. O dia 22 de março, de cada ano, é destinado a discussão sobre os diversos temas relacionadas a este importante bem natural.
Mas porque a ONU se preocupou com a água se sabemos que dois terços do planeta Terra é formado por este precioso líquido? A razão é que pouca quantidade, cerca de 0,008 %, do total da água do nosso planeta é potável (própria para o consumo). E como sabemos, grande parte das fontes desta água (rios, lagos e represas) esta sendo contaminada, poluída e degradada pela ação predatória do homem. Esta situação é preocupante, pois poderá faltar, num futuro próximo, água para o consumo de grande parte da população mundial. Pensando nisso, foi instituído o Dia Mundial da Água, cujo objetivo principal é criar um momento de reflexão, análise, conscientização e elaboração de medidas práticas para resolver tal problema.

No dia 22 de março de 1992, a ONU também divulgou um importante documento: a “Declaração Universal dos Direitos da Água” (leia abaixo). Este texto apresenta uma série de medidas, sugestões e informações que servem para despertar a consciência ecológica da população e dos governantes para a questão da água.

Mas como devemos comemorar esta importante data? Não só neste dia, mas também nos outros 364 dias do ano, precisamos tomar atitudes em nosso dia-a-dia que colaborem para a preservação e economia deste bem natural. Sugestões não faltam: não jogar lixo nos rios e lagos; economizar água nas atividades cotidianas (banho, escovação de dentes, lavagem de louças etc); reutilizar a água em diversas situações; respeitar as regiões de mananciais e divulgar idéias ecológicas para amigos, parentes e outras pessoas.

sábado, 10 de março de 2012

8 de Março Dia Internacional da Mulher

A Escola Parabeniza esta importante data não apenas pela valorização que a mulher vem tendo neste últimos tempos, além da sua importância no cenário econômico, politico, administrativo, caseiro... entre outros... comemoramos a luta e a garra dessas para poder enfrentar de cabeça erguida os desatinos que a vida impõem, por que um dia alguém ousou taxá-las de "sexo frágil".

O QUE É ESSÊNCIA FEMININA? É ESSÊNCIA DE MULHER



Ah, mulher...
Estratificando sua mente e alma
Encontra-se grandeza.
Reviravoltas hormonais.
Teu interior vulcânico,
Complexo processo rico e doloroso.
Todo o corpo é decadente e passageiro.
O que não a impede de ser vaidosa.
De ser criativa e inteligente.
No consciente: uma constelação inerente.
No inconsciente: mel e fel.
É nos teus sonhos que virá a cura.
Tuas janelas d'alma são preocupação e sedução.
Feliz e intensa serás, se não se deixar levar
Por preconceituosas óticas que paralisam.
E Deus recolherá tuas lágrimas,
Recompensada serás na hora certa.
Pois, a costela de Adão era feita de cálcio,
Mas, também de ligações de açúcares,
Cloreto de sódio e essência feminina.
Gerou-se então, o botão da flor sanguínea
Mulher, mãe, adolescente, idosa ou menina.
Cópia de Querubins e Serafins.
Suavidade e vida que cria vida.
Conforto doce cuja contemplação vicia...
Suas pernas, mesmo cansadas: são colunas.
Seus braços, seu colo quente e seu corpo:
São irresistíveis fontes de prazer para a criança.
Seja essa criança da idade que for...
(Elisa Maria Gasparini Torres)


Confira algumas imagens na guia "FOTOS" de nossa comemoração.

Carnaval é Alegria

Neste mês de Fevereiro comemoramos uma das maiores festas populares do mundo, O Carnaval. Comemoração que tem sua origem antes de Cristo pela cultura Grega, onde a adoração aos deuses eram comemorados com muita festa e alegria, na idade média a igreja católica também usava esta data para festejar o ano lunar no cristianismo. Estas festividades de cultos religiosos se emparelhavam aos festejos populares em várias cidades, daí surgiu o carnaval moderno, sua natureza partia de grandes festas de Paris (capital da França). Hoje o carnaval tornou-se uma festa de muito glamour e sofisticação com as grandes escolas de samba que embelezam nosso país no Rio de Janeiro e São Paulo, temos ainda um forte movimento carnavalesco na cidade de recife, tido pelo Guinness Book como o maior bloco carnavalesco do mundo.

Para comemorar a maior festa popular do mundo a equipe da Escola dos Meninos de Jesus preparou uma festividade especial com nossas crianças, a começar da decoração que a escola passava, toda em clima de carnaval, fitas e máscara enfeitavam os corredores da Escola desde a sua entrada. As atividades pedagógicas também envolveram os estudantes a entrar neste festejo. Em nossa comemoração de alegria, fulia e descontração na festa de carnaval, relembramos antigas marchinhas, que foram cantadas em coro junto as crianças e a equipe da escola. Vamos relembrar de algumas marchinhas que enfeitam o periodo do carnaval na boca de muitos...

"...

Eu Não Te Dou A Chupeta

Marchinhas de Carnaval

Já andas muito grande para implorar:
Mamãe eu quero, eu quero, eu quero
Eu quero mamar
Eu não te dou a chupeta
Não adianta chorar
Eu não sou ama-seca para escutar:
Eu quero, eu quero
Eu quero mamar
Ao menos pela rua deixe de gritar:
Mamãe eu quero, eu quero, eu quero
Eu quero mamar.
Chiquita Bacana
Chiquita Bacana lá da Martinica
Se veste com uma
Casca de banana nanica.
Não usa vestido, não usa calção;
Inverno pra ela é pleno verão.
Existencialista (com toda razão!),
Só faz o que manda o seu coração.

Cidade Maravilhosa
Cidade maravilhosa,
Cheia de encantos mil!
Cidade maravilhosa,
Coração do meu Brasil!
Cidade maravilhosa,
Cheia de encantos mil!
Cidade maravilhosa,
Coração do meu Brasil!
Berço do samba e das lindas canções
Que vivem n'alma da gente,
És o altar dos nossos corações
Que cantam alegremente.
Jardim florido de amor e saudade,
Terra que a todos seduz,
Que Deus te cubra de felicidade,
Ninho de sonho e de luz.

Confira nossas fotos que serão postadas em breve na guia "FOTOS"

sexta-feira, 2 de março de 2012

Sejam Bem Vindos ao nosso Blog

          É com muito orgulho e dedicação que a equipe da Escola dos Meninos de Jesus marca o inicio de mais uma atividade de integração com a comunidade. No intuito de se fazer presente frente as novas tecnologias a Escola lança hoje seu Blog onde todos poderão acompanhar as atividades diárias e festivas que a mesma realiza constantemente. Além de encontrar nesse espaço métodos e conteúdos escolares que serão compartilhados a partir de postagens de fotos, textos e vídeos. Esperamos que gostem deste espaço que está sendo alimentado com muito carinho e dedicação.