quarta-feira, 11 de setembro de 2013

07 de Setembro

Entre datas e comemorações em nosso calendário oficial brasileiro, encontramos o tão famoso 7 de setembro, data de comemoração da Independência do Brasil, mas de fato, o que a Independência?

Segundo o Dicionário On line Português Independência é a condição de uma pessoa, de uma coletividade, que não se submete a outra autoridade e se governa por suas próprias leis.

A data de 7 de Setembro foi marcada como independência do Brasil pelo famoso momento em que D. Pedro II às margens do Rio Ipiranga gritou "Independência ou Morte!". Porém fatos antecedentes já prometiam o caminho da Independência do Brasil, como o dia do Fico, em 9 de janeiro de  1822 D. Pedro II recebe uma carta pedindo seu retorno a Portugal, o mesmo se nega a este pedido e com a seguinte frase determina "Se é para o bem de todos e felicidade geral da nação, diga ao povo que FICO".

A partir de então, várias medidas tomadas por D. Pedro II faziam com que os caminhos para a Independência do Brasil se encurtavam, e em dezembro de 1822 D. Pedro II foi declarado o Imperador do Brasil, e nosso país tornou-se um território livre das intervenções diretas de Portugal.
Criando seus próprios símbolos:

O povo que caminhava sobre esse solo passa a ser independente das ações diretas de Portugal.

E a população comemora tradicionalmente esse simbolo de Liberdade e autonomia do governo de Portugal com bandas pelas ruas, representando nossa alegria e satisfação, o sentimento de patriotismo.



Nenhum comentário:

Postar um comentário